Thursday, August 10, 2006

Pausa nas Férias

Pois é vim hoje a casa, buscar o kitty que ficou cá uns dias a tirar ferias do dono.

Vinha eu a caminho quando ouço na rádio "Faz hoje 60 anos que foi lançada a bomba em Nagazaki, milhares morreram, e hoje faz-se uma homenagem sentida às vitimas, na mesma cidade. 60 anos passaram e parece que nada aprendemos...", as guerras continuam a ser o veiculo movel da imaginação de alguns (acrescento eu)

Para além das guerras que se vêm atraves da televisão por todo o mundo, aquelas em que as promessas de paz são esquecidas a cada dia que passa, temos nesta altura do ano o "prato" habitual incendios como nao poderia deixar de ser....

É incrivel como a mente humana é tão estupida, mesquinha e dada a interesses... Em Portugal digam o que disserem 90% dos incendios que acontecem mais os sucessivos re-acendimentos têm mão criminosa (isto se não forem mesmo 99% dos casos), pode parecer exagerado, mas não se enganem, até há uns anos nao existiam incendios e de um momento para o outro parece que Portugal é uma maternidade de fogo.
Existem mais do que muitos interesses por detrás dos incendios, temos por exemplo o caso mais basico, as empresas que apagam fogos, em que cada piloto ganha qualquer coisa como 500 cts à hora ou seja 2500€ na nova moeda (um pequenino abuso), temos ainda as empresas que fabricam o material que têm crescido e muito nos ultimos tempos, para além destes existem ainda e obviamente os interesses secundários, aqueles que são pagos para "não vêrem", aqueles que são pagos para não respeitarem e os restantes os que pagam para que a floresta se vá tornando a pouco e pouco em urbanizações de luxo, em oasis no meio da outrora cinza, para que Portugal fique mais deserto....
Os problemas quando se querem resolver resolvem-se nem que seja com decisões imponentes (como convém neste caso), não se resolvem comprando, pagando, nao olhando, esquecendo o problema....
Mas como sempre os que governam, servem interesses dos influentes em vez dos interesses de quem os elege (e este ano ainda se fez alguma coisa, contudo eu tenho a convicção que se continuarmos assim, daqui a nada eles (incendios) acabam, porque não haverá mais floresta para arder)....

Monday, July 31, 2006

......Partida

Bem as férias chegaram e se havia ano em que eu bem precisava delas, este definitivamente é esse ano.
Com as complicações da semana passada, preciso mesmo de tirar férias, não simplesmente férias, mas férias da minha vida....Para poder depois voltar, um pouco diferente e mais empenhado. Acho que consegui finalmente aprender que o trabalho compensa no final de cada semestre, por isso no proximo tenho que conseguir ficar bem (em termos de caideras feitas)....

Boas Férias
Divirtam-se
O blog volta la para setembro...em principio

Friday, July 28, 2006

Voltando ao mesmo

E voltando ao mesmo significa voltar à guerra no Medio Oriente. Ontem vi na 2: um programa que falava sobre o tema, algo simplesmente surpreendente, mas que infelizmente não deve ter as audiencias que merece. Chama-se "Clube de Jornalistas" salvo erro e em relação a este tema explicou montes de coisas que nos restantes meios de comunicação nem são referidas (o típico caso de controlo propagandistico do ocidente).
Esta guerra revolta-me muito sinceramente e faz-me pensar em alguns aspectos, como é o caso das Nações Unidas que sinceramente a cada dia que passa me parece cada vez mais uma organização que fica sem poder (devido a não se impor quando deve) e parece-me que a continuar assim não terá uma vida muito longa, pois para mim hoje em dia as U.N. limitam-se a ser a opinião dos EUA, mesmo quando estão contra nada fazem, viu-se isso no caso da invasão por parte do país de Bush ao Iraque e agora nesta guerra parece nem ter poder para dizer seja o que for, limita-se a lamentar.....É muito sinceramente triste e desolador.
Mas voltando ao programa de ontém, o qual me fez entender certas e determinadas coisas que como ja disse os restantes meios de comunicação não dão, a primeira das quais, o porquê dos EUA não quererem que o Irão venha a produzir a bomba atómica. A razão é muito simples, e não pensem que é porque o Irão assim que tivesse a bomba atómica ia logo a correr atacar os EUA (como ouvi ontem "Os Governos de hoje em dia são máquinas racionais e como tal o Irão também sabe que assim que lançasse uma bomba atómica contra os EUA desapareceria no dia seguinte do globo"), o único proposito da não criação da bomba nuclear é que naquela região apenas existe um país com tal arma, e imaginem lá qual é? Nem mais aquele que põe e dispõe, que faz o que lhe dá na realgana, ou seja Israel, o objectivo da criação da bomba atómica (que tem um tremendo poder dissuasor) é trazer um pouco de equilibrio aquela parte do globo, se em vez de haver tal arma apenas de um lado das "barricadas", esta existisse dos dois lados, de certeza que Israel nao faz aquilo que tem feito desde a sua criação. Também é verdade que o Irão diz que o Urânio enriquecido apenas tem o objectivo economico (produção de energia nuclear), mas ninguém é cego e mais tarde ou mais cedo a bomba haverá de surgir.
Depois nesse mesmo programa (que infelizmente comecei a ver perto do final), eles abordaram outros temas, mas que sinceramente eu não percebi por completo (algo demais para quem se encontra no meu estado de espirito), falaram dos clonatos arabes presentes na faixa de gaza (que no inicio tiveram o objectivo exterminador), falaram das supostas fronteiras de Israel em que sempre que este país se lembra invade e dispõe dos restantes, dos muros divisórios que constroi, não na sua fronteira, mas no territorio que nao lhe pertence e por ai fora. Em relação a Israel é muito simples, antes de verem na tv seja o que for sobre o país (especialmente aqueles programas denominados de "Toda A Verdade", que não passam de propaganda militar, assim como tantos outros, lembrava-me agora da invasao do Iraque...Propaganda militar, pura e dura) informem-se antes não "comam" tudo aquilo que vos é servido, os meios de comunicação são controlados por entidades poderosas e nem o HEZBOLLAH nem o HAMAS são entidades poderosas a nivel global, lembrem-se disso.

Outra coisa que me revolta é que Israel ocupou durante salvo erro 20 anos o Libano saindo de lá há relativamente pouco tempo, e ainda assim agora diz que a guerra é contra o HEZBOLLAH (treta), e mata centenas de civis...Nem têm capacidade para admitir isso.


Terrorismo:
sistema de governar pelo terror e com medidas violentas;
actos de violência praticados contra um governo, uma classe ou mesmo contra a população anónima, como forma de pressão visando determinado objectivo;
forma violenta de luta política com que se intimida o adversário;
modo de impor a vontade por meio da violência e do terror.


Israel é um estado Terrorista, e que não vai ser punido como tal, porque para o ocidente os terroristas apenas pertencem ao HEZBOLLAH e ao HAMAS....Revoltante

Tuesday, July 25, 2006

14º dia

É impressionante como as pessoas vêm e nada fazem para alterar seja o que for. Contudo hoje apenas queria aqui deixar uma refelxão sobre a guerra seja ela qual for.
A guerras apenas acabarão quando na mentalidade de todos estiver presente que não há vencedores de uma guerra sangrenta, todos perdem, especialmente aqueles que nada fizeram e se vêm envolvidos no meio dela, no final apenas se contabilizam as vitimas, e aqueles que lhes eram mais proximos ou que tiveram que assistir a essa guerra tao de perto, ficam com um trauma para o resto da vida.


Ainda para mais quando uma guerra que ao final do 13º dia tem perto de 400 vitimas civis. Onde estão os tao procurados terroristas? terrorista=civil?




Onde é que estão os vencedores????

Saturday, July 22, 2006

Terra Santa???? & Religião

Começando então pelo titulo dado ao território que é ocupado por Israel, o titulo de "terra santa", apenas para dizer em relação a isto que como é que se pode chamar ao inferno de paraíso?! É perceptivel que o nome advem do facto de 3 religiões bastante populosas la terem origem (Judaca, Cristia e Muçulmana).
Contudo (e isto leva-nos à segunda parte do topico, como é que é possivel que o berço de três religiões seja um autentico inferno, como é possivel que se mate em nome de Deus?, (seja ele qual for).

As religiões são talvez das coisas mais ambíguas e contraditórias que se possam encontrar à face da terra. Começando pela origem de cada uma e por aquilo que os seus profetas diziam, talvez a única que siga a sua origem seja a Judaica (dente por dente, olho por olho) ainda que seja estranho de certa forma que um povo que tenha sido condenado ao sofrimento durante tantos seculos seja agora tão violento para com os povos que habitam ao seu lado, é verdade e volto-me a repetir um pouco (em relação ao topico anterior deste blog) que nem palestinianos, nem sirios, nem tantos outros saiam impunes, visto que isto começou com eles e agora parece ter cada vez mais uma continuação do pais da estrela de David. Voltando um pouco atrás e indo em busca do inicio destas três religiões.
1º Judaísmo
Religião que deriva da religião Mosaíca(mosaismo -> pré-judaica) e que começa com Abraão (alterando o nome para Judaísmo).
Leis de Noé (entregues por D-us a Noé depois do diluvio)
1. Crer em Deus

2. Não cometer idolatria

3. Não assassinar

4. Não cometer imoralidade sexual

5. Não roubar

6. Não causar sofrimento a animais

7. Estabelecer leis e tribunais que imponham estas regras

E os dez mandamentos de D-us a Abraão

1. Eu sou YHVH, teu Deus [Elo.hím], que te fiz sair da terra do Egipto, da casa dos escravos. Não terás outros deuses em desafio a Mim [o Deus de Abraão].
2. Não fazer imagem esculpida [em hebraico péshel, referindo-se a ídolos], nem semelhança alguma do que há em cima nos ceús, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adorá-las, nem ser induzidio a prestar-lhes culto, por que eu, YHVH, teu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva ["Deus zeloso" ou "Deus ciumento"; em hebraico El qan.ná e em grego Theós zelotes], trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos, sobre a terceira geração e sobre a quarta geração no caso dos que me odeiam, mas usando de benevolência para com a milésima geração no caso dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.
3. Não tomar o nome de YHVH, teu Deus, em vão [ou "dum modo fútil"], pois YHVH não deixará impune aquele que tomar seu nome em vão.
4. Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Sábado [em hebraico, shab.báth] de YHVH, teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o YHVH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o YHVH abençoou o dia do Sábado, e o santificou.
5. Honrar a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que YHVH, teu Deus, te dá.
6. Não assassinar [ou cometer homicídio, em hebraico lo tir cá.vit].
7. Não cometer adultério [em hebraico lo tin.àf].
8. Não furtar.
9. Não levantar falso testemunho contra teu próximo.
10. Não cobiçar [em hebraico, lo thahh.módh] a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.


Importante:Reter a ideia de que os judeus foram castigados e relegados a um sofrimento inegavel durante vários séculos. Abraão teve dois filhos Isaac e Ismael, o primeiro de uma escrava e o segundo da sua legitima mulher, este ultimo deu origem à religião Muçulmana.

2º Catolicismo (não cristianismo, embora o catolicismo seja um tipico cristianismo, neste caso vamos ver a maior religião, visto que não existe nenhuma igreja Cristã, apenas catolica (pelo que eu conheço))

Bem o catolicismo embora se considere uma religião monoteista é mais uma religiao politeista que o contrário. Não é verdade sequer que exista apenas um Deus, pois no catolicismo diz-se que Cristo é filho de Deus e no entanto Cristo é Deus, logo dá origem a dois deuses, para além de que existem inumeros santos(as) que são venerados como (e perdõem-me a expressão) Sub-Deuses, por isso digo que esta é a das três religiões que nasceram na terra santa aquela que se revela mais politeista.
Mas adiante, a religão catoica nasce a partir da judaica, é criada até por um judeu, o rabino Yeshua ben(bar)-Yoseph, mais conhecido pelo seu nome grego Cristo. A igreja catolica rege-se pelas mesmas leis/mandamentos que a igreja judaica, visto que para os judeus, D-us nunca se transformou em homem (ou teve um filho) e para os critãos/catolicos Cristo é a aparição de Deus em homem ou filho de Deus.

Apenas a salientar que a maior diferença entre catolicos e cristãos é que os católicos fazem parte ou sao associados por assim dizer a uma instituição (no caso Igreja Catolica Apostolica) os restantes não.
E em relação aos evangelhos temos o mais velho de todos eles como exemplo:
"A grande controvérsia para a determinação da data deste evangelho é saber se ele foi escrito antes ou depois da destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C. A Epístola aos Erminianos (110 d.C.), de Inácio de Antioquia, é apontada como a mais antiga referência ao evangelho de Mateus, portanto, a data de composição deste livro dificilmente pode ser posterior ao ano 100 d.C. Alguns estudiosos têm datado este evangelho em 50 d.C." sendo que apenas foi autenticado no seculo V, logo daqui podereis tirar as voças ilações em relação à veracidade dos documentos.

3º Islamismo
A mais tardia das três religiões, criada no seculo VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé e no (seu documento religioso) Alcorão, embora tenha sido criada (talvez como religião) apenas no seculo VII dc, esta teve origem num dos dois filhos de Abraão (Ismael) que ao ser exilado da tribo do seu pai, com a sua mãe, deu origem ao povo que mais tarde criaria a religião Islamica ou Muçulmana.
Esta religião, possivelmente a mais completa das três religiões visto que o Alcorão é uma colectania da Torá, Salmos e Evangelhos, para além disso os profetas das outras duas religiões são também considerados profetas pelo islamismo, Jesus Cristo para os Islamicos é o profeta que anuncia a vinda de Maomé (ultimo dos profetas). Supostamente o Islão reconhece elementos de verdade às duas anteriores religiões.

Os cinco pilares do islão são cinco deveres básicos de cada muçulmano:

* A recitação e aceitação do credo (Chahada ou Shahada);
* Orar cinco vezes ao longo do dia (Salat ou Salah);
* Pagar dádivas rituais (Zakat ou Zakah);
* Observar o jejum no Ramadão (Saum ou Siyam)
* Fazer a peregrinação a Meca (Hajj ou Haj)

Alguns grupos Kharijitas existentes na Idade Média consideravam a jihad como o "sexto pilar do islão". Actualmente alguns grupos do Xiismo Ismailita entendem "A fidelidade ao Imam" como sexto pilar do Islão.

Para concluir pode-se dizer que a origem das três religiões é a mesma, embora em epocas diferentes.


Depois de toda a análise feita pode-se então passar ao restante.



Como disse antes a origem das três religiões é a mesma, embora as suas crenças sejam um pouco diferentes. Como se pode ver todas elas apelam à paz ou de outra forma "Não matarás"(coisa que até hoje nenhuma fez para recordar, temos então a inquisição da igreja catolica que matou possivelmente mais gente que alguma das guerras mundiais, em relação aos muçulmanos e judaicos nao vale apena dar exemplos....Passam todos os dias nos noticiarios desde 2001), no caso da católica ainda diz que é supostamente proibido fazer imagens ou algo parecido, sobre Deus (coisa que nunca foi tida em conta), haveria mais para dizer, mais coisas para comparar, mais supostos dogmas que apenas sao cumpridos em papel, mas estou sinceramente cansado e fato de procurar dados que sejam fiaveis (que nem sempre é facil).
Em jeito de conclusão, poderá até existir um Deus acima de nós, poderá existir algo superior a nós, mas eu sinceramente nao percebo a ideologia da religião (ou talvez a mente das pessoas), desde sempre que eles são apologistas do ditado "faz o que te digo, não o que eu faço", mas ainda assim e depois de seculos de existencia e depois de tanta informação que hoje em dia temos, depois de tantas vitimas que o foram em nome de uma qualquer religião, como é possivel que as pessoas ainda acreditem nestas religiões?

(fonte sobre informação referente às religiões: Wikipedia)

Saturday, July 15, 2006

Politica? Ou Terrorismo?

Este titulo a proposito do conflito que se agrava no medio oriente. Ainda hoje vi um debate na 2: bem aceso em relação à questão de Israel, da Palestina e também do Libado (talvez ainda indirectamente da Siria, Irão e Iraque).
Pois é eu diria que isto tudo começou há muito, muito tempo atrás....Mas a memoria é curta e o tempo escaceia para contar tudo desde o inicio, por isso fica aqui um breve resumo e apreciação dos factos.
Muitos dizem que o governo eleito democráticamente na Palestina é Terrorista, e que generalizando também a Palestina é um estado terrorista, contudo se virmos bem a historia/lema dos Judeus (dente por dente, olho por olho), também este o foi e é.
Por muito que custe o HAMAZ estar no poder, este foi eleito democraticamente, e para além disso depois de ter chegado ao poder, instituições internacionais fizeram-lhe "propostas" e eles cumpriram-nas (nao estou a dizer com isto que eles sao propriamente os santinhos da historia, mas isto sao factos e não versões) e embora estes ainda nao reconheçam oficialmente o estado de Israel, implicitamente reconhecem-no.
Do outro lado da barricada temos Israel, que por muita admiração que possa causar, em nada é diferente do HAMAZ, por outra, se o é só mesmo em casos em que os exemplos dados são piores, visto que estes também não reconhecem o estado da Palestina, nem implicitamente nem oficialmente, logo estamos de certa forma empatados neste campo, embora nos ultimos tempos o governo da Palestina se tenha superiorizado um pouco ao de Istael.
O Problema
Isto tudo começa com o rapto de um ou dois soldados Israelitas. Vejamos uma coisa, Israel ocupou territorio que não lhe pertence, logo os raptos sao uma certa consequencia disso (mas ainda assim nao justificada). Depois Israel lembra-se e rapta ministros do governo palestiniano, para alem dos quase 1000 prisioneiros palestinianos que ja tem em seu poder (entre eles, crianças e mulheres).
Tudo supostamente por causa de um ou dois soldados como já disse, mas a historia nao acaba aqui e cada dia que passa ela agrava-se, temos em seguida a resposta por via armada (como nao poderia deixar de ser), onde os Sr.s resolvem destruir pontes, destruir centrais electricas e postos de abastecimento de agua, deixando as populações a viver em condições complicadas (para nao dizer pior), ainda nao contentes tudo o que não é Israelita passa a ser criminoso a palavra "Inocente(s)", "Cidadão(s)" e outras no genero sao completamente apagadas do dicionario, logo temos ainda mais umas centenas de mortos e uma população inteira a viver no completo TERROR (ainda falta referir que atacaram o escritorio onde supostamente se encontrava o primeiro ministro Palestiniano).
Há que lembrar que Israel está a combater em duas frentes ao mesmo tempo, a Sul com a Palestina, e a Norte com o Libano.
Depois desta breve descrição dos factos, e não se pense que apenas Israel faz uma guerra sozinho existem sempre dois lados da mesma historia, neste caso talvez 3.
Mas adiantando, temos então a reposta internacional.........Hummmmm........Ahhh sim foi qualquer coisa do genero "Vá meninos vamos la ficar menos agressivos e vamos tentar outro meio para resolver o problema", quando ainda há não muito tempo quando um Ministro foi raptado no Egipto accionaram-se todos os meios possiveis para o encontrar, isto deve-se possivelmente a uma unica coisa, quem manda nestas coisas das guerras são os EUA, como não poderia deixar de ser, e os EUA já fizeram entender que para além de não condenar os actos de violencia ainda toma parte de uma das facções (não fosse isso dar-lhe cabo do negocio das armas, visto que nestas coisas quem fica sempre a ganhar é quem as vende e os EUA como maior produtor de armas do mundo, e como os rapazotes andam a necessitar de fazer mais dinheiro, tudo se resolve com conflito).
Cada vez mais tenho a noção de que a politica não é para todos, infelizmente os palhaços que estão à frente destas nações poderosas, têm na sua maioria mentalidades muito retorcidas e pobres, e vêm no conflito armado a melhor maneira de resolverem os eventuais problemas, quando a imaginação não dá para mais, as coisas acontecem desta forma (pobrezitos dos EUA que nem invadiram um país acusado de nada, visto que ja foi à 2 ou 3 anos e até agora ainda não há sinal das tão anunciadas armas nucleares ou camiões laboratorio....Ver filmes a mais e não saber diferenciar a realidade da ficção é no que dá, para alem disso os americanos parece que andam a tentar corrigir os supostos erros do passado, visto que foram eles que puseram o Sadham no poder, e agora tiraram-no treinaram o Bin Laden e ele deu-lhes um coiçe valente e mais haverá, e infelizmente mais haverão ao que parece e a continuar assim).

Moral da historia:
Pensem bem antes de votar e quando votarem pensem que a pessoa que estão a eleger la ficara por +/- 4 anos (visto que em Portugal isso parece ser complicado)
Pensem nos erros que cada governo faz e se possivel tentem fazer para se lembrarem deles quando forem votar, porque se eles prometeram "X" e deram "Y", digamos que é um erro relativamente grave agora se prometeram "X" e fizeram " " ou talvez pior, isso sim é realmente grave, no entanto se não gostarem de nenhum votem, mas em branco, não se abstenham, votar antes de um direito é um dever individual. Pensem nisto