Saturday, July 22, 2006

Terra Santa???? & Religião

Começando então pelo titulo dado ao território que é ocupado por Israel, o titulo de "terra santa", apenas para dizer em relação a isto que como é que se pode chamar ao inferno de paraíso?! É perceptivel que o nome advem do facto de 3 religiões bastante populosas la terem origem (Judaca, Cristia e Muçulmana).
Contudo (e isto leva-nos à segunda parte do topico, como é que é possivel que o berço de três religiões seja um autentico inferno, como é possivel que se mate em nome de Deus?, (seja ele qual for).

As religiões são talvez das coisas mais ambíguas e contraditórias que se possam encontrar à face da terra. Começando pela origem de cada uma e por aquilo que os seus profetas diziam, talvez a única que siga a sua origem seja a Judaica (dente por dente, olho por olho) ainda que seja estranho de certa forma que um povo que tenha sido condenado ao sofrimento durante tantos seculos seja agora tão violento para com os povos que habitam ao seu lado, é verdade e volto-me a repetir um pouco (em relação ao topico anterior deste blog) que nem palestinianos, nem sirios, nem tantos outros saiam impunes, visto que isto começou com eles e agora parece ter cada vez mais uma continuação do pais da estrela de David. Voltando um pouco atrás e indo em busca do inicio destas três religiões.
1º Judaísmo
Religião que deriva da religião Mosaíca(mosaismo -> pré-judaica) e que começa com Abraão (alterando o nome para Judaísmo).
Leis de Noé (entregues por D-us a Noé depois do diluvio)
1. Crer em Deus

2. Não cometer idolatria

3. Não assassinar

4. Não cometer imoralidade sexual

5. Não roubar

6. Não causar sofrimento a animais

7. Estabelecer leis e tribunais que imponham estas regras

E os dez mandamentos de D-us a Abraão

1. Eu sou YHVH, teu Deus [Elo.hím], que te fiz sair da terra do Egipto, da casa dos escravos. Não terás outros deuses em desafio a Mim [o Deus de Abraão].
2. Não fazer imagem esculpida [em hebraico péshel, referindo-se a ídolos], nem semelhança alguma do que há em cima nos ceús, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adorá-las, nem ser induzidio a prestar-lhes culto, por que eu, YHVH, teu Deus, sou um Deus que exige devoção exclusiva ["Deus zeloso" ou "Deus ciumento"; em hebraico El qan.ná e em grego Theós zelotes], trazendo punição pelo erro dos pais sobre os filhos, sobre a terceira geração e sobre a quarta geração no caso dos que me odeiam, mas usando de benevolência para com a milésima geração no caso dos que me amam e que guardam os meus mandamentos.
3. Não tomar o nome de YHVH, teu Deus, em vão [ou "dum modo fútil"], pois YHVH não deixará impune aquele que tomar seu nome em vão.
4. Lembra-te do dia do Sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Sábado [em hebraico, shab.báth] de YHVH, teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o YHVH o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o YHVH abençoou o dia do Sábado, e o santificou.
5. Honrar a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que YHVH, teu Deus, te dá.
6. Não assassinar [ou cometer homicídio, em hebraico lo tir cá.vit].
7. Não cometer adultério [em hebraico lo tin.àf].
8. Não furtar.
9. Não levantar falso testemunho contra teu próximo.
10. Não cobiçar [em hebraico, lo thahh.módh] a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.


Importante:Reter a ideia de que os judeus foram castigados e relegados a um sofrimento inegavel durante vários séculos. Abraão teve dois filhos Isaac e Ismael, o primeiro de uma escrava e o segundo da sua legitima mulher, este ultimo deu origem à religião Muçulmana.

2º Catolicismo (não cristianismo, embora o catolicismo seja um tipico cristianismo, neste caso vamos ver a maior religião, visto que não existe nenhuma igreja Cristã, apenas catolica (pelo que eu conheço))

Bem o catolicismo embora se considere uma religião monoteista é mais uma religiao politeista que o contrário. Não é verdade sequer que exista apenas um Deus, pois no catolicismo diz-se que Cristo é filho de Deus e no entanto Cristo é Deus, logo dá origem a dois deuses, para além de que existem inumeros santos(as) que são venerados como (e perdõem-me a expressão) Sub-Deuses, por isso digo que esta é a das três religiões que nasceram na terra santa aquela que se revela mais politeista.
Mas adiante, a religão catoica nasce a partir da judaica, é criada até por um judeu, o rabino Yeshua ben(bar)-Yoseph, mais conhecido pelo seu nome grego Cristo. A igreja catolica rege-se pelas mesmas leis/mandamentos que a igreja judaica, visto que para os judeus, D-us nunca se transformou em homem (ou teve um filho) e para os critãos/catolicos Cristo é a aparição de Deus em homem ou filho de Deus.

Apenas a salientar que a maior diferença entre catolicos e cristãos é que os católicos fazem parte ou sao associados por assim dizer a uma instituição (no caso Igreja Catolica Apostolica) os restantes não.
E em relação aos evangelhos temos o mais velho de todos eles como exemplo:
"A grande controvérsia para a determinação da data deste evangelho é saber se ele foi escrito antes ou depois da destruição de Jerusalém, no ano 70 d.C. A Epístola aos Erminianos (110 d.C.), de Inácio de Antioquia, é apontada como a mais antiga referência ao evangelho de Mateus, portanto, a data de composição deste livro dificilmente pode ser posterior ao ano 100 d.C. Alguns estudiosos têm datado este evangelho em 50 d.C." sendo que apenas foi autenticado no seculo V, logo daqui podereis tirar as voças ilações em relação à veracidade dos documentos.

3º Islamismo
A mais tardia das três religiões, criada no seculo VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé e no (seu documento religioso) Alcorão, embora tenha sido criada (talvez como religião) apenas no seculo VII dc, esta teve origem num dos dois filhos de Abraão (Ismael) que ao ser exilado da tribo do seu pai, com a sua mãe, deu origem ao povo que mais tarde criaria a religião Islamica ou Muçulmana.
Esta religião, possivelmente a mais completa das três religiões visto que o Alcorão é uma colectania da Torá, Salmos e Evangelhos, para além disso os profetas das outras duas religiões são também considerados profetas pelo islamismo, Jesus Cristo para os Islamicos é o profeta que anuncia a vinda de Maomé (ultimo dos profetas). Supostamente o Islão reconhece elementos de verdade às duas anteriores religiões.

Os cinco pilares do islão são cinco deveres básicos de cada muçulmano:

* A recitação e aceitação do credo (Chahada ou Shahada);
* Orar cinco vezes ao longo do dia (Salat ou Salah);
* Pagar dádivas rituais (Zakat ou Zakah);
* Observar o jejum no Ramadão (Saum ou Siyam)
* Fazer a peregrinação a Meca (Hajj ou Haj)

Alguns grupos Kharijitas existentes na Idade Média consideravam a jihad como o "sexto pilar do islão". Actualmente alguns grupos do Xiismo Ismailita entendem "A fidelidade ao Imam" como sexto pilar do Islão.

Para concluir pode-se dizer que a origem das três religiões é a mesma, embora em epocas diferentes.


Depois de toda a análise feita pode-se então passar ao restante.



Como disse antes a origem das três religiões é a mesma, embora as suas crenças sejam um pouco diferentes. Como se pode ver todas elas apelam à paz ou de outra forma "Não matarás"(coisa que até hoje nenhuma fez para recordar, temos então a inquisição da igreja catolica que matou possivelmente mais gente que alguma das guerras mundiais, em relação aos muçulmanos e judaicos nao vale apena dar exemplos....Passam todos os dias nos noticiarios desde 2001), no caso da católica ainda diz que é supostamente proibido fazer imagens ou algo parecido, sobre Deus (coisa que nunca foi tida em conta), haveria mais para dizer, mais coisas para comparar, mais supostos dogmas que apenas sao cumpridos em papel, mas estou sinceramente cansado e fato de procurar dados que sejam fiaveis (que nem sempre é facil).
Em jeito de conclusão, poderá até existir um Deus acima de nós, poderá existir algo superior a nós, mas eu sinceramente nao percebo a ideologia da religião (ou talvez a mente das pessoas), desde sempre que eles são apologistas do ditado "faz o que te digo, não o que eu faço", mas ainda assim e depois de seculos de existencia e depois de tanta informação que hoje em dia temos, depois de tantas vitimas que o foram em nome de uma qualquer religião, como é possivel que as pessoas ainda acreditem nestas religiões?

(fonte sobre informação referente às religiões: Wikipedia)

No comments: