Saturday, July 15, 2006

Politica? Ou Terrorismo?

Este titulo a proposito do conflito que se agrava no medio oriente. Ainda hoje vi um debate na 2: bem aceso em relação à questão de Israel, da Palestina e também do Libado (talvez ainda indirectamente da Siria, Irão e Iraque).
Pois é eu diria que isto tudo começou há muito, muito tempo atrás....Mas a memoria é curta e o tempo escaceia para contar tudo desde o inicio, por isso fica aqui um breve resumo e apreciação dos factos.
Muitos dizem que o governo eleito democráticamente na Palestina é Terrorista, e que generalizando também a Palestina é um estado terrorista, contudo se virmos bem a historia/lema dos Judeus (dente por dente, olho por olho), também este o foi e é.
Por muito que custe o HAMAZ estar no poder, este foi eleito democraticamente, e para além disso depois de ter chegado ao poder, instituições internacionais fizeram-lhe "propostas" e eles cumpriram-nas (nao estou a dizer com isto que eles sao propriamente os santinhos da historia, mas isto sao factos e não versões) e embora estes ainda nao reconheçam oficialmente o estado de Israel, implicitamente reconhecem-no.
Do outro lado da barricada temos Israel, que por muita admiração que possa causar, em nada é diferente do HAMAZ, por outra, se o é só mesmo em casos em que os exemplos dados são piores, visto que estes também não reconhecem o estado da Palestina, nem implicitamente nem oficialmente, logo estamos de certa forma empatados neste campo, embora nos ultimos tempos o governo da Palestina se tenha superiorizado um pouco ao de Istael.
O Problema
Isto tudo começa com o rapto de um ou dois soldados Israelitas. Vejamos uma coisa, Israel ocupou territorio que não lhe pertence, logo os raptos sao uma certa consequencia disso (mas ainda assim nao justificada). Depois Israel lembra-se e rapta ministros do governo palestiniano, para alem dos quase 1000 prisioneiros palestinianos que ja tem em seu poder (entre eles, crianças e mulheres).
Tudo supostamente por causa de um ou dois soldados como já disse, mas a historia nao acaba aqui e cada dia que passa ela agrava-se, temos em seguida a resposta por via armada (como nao poderia deixar de ser), onde os Sr.s resolvem destruir pontes, destruir centrais electricas e postos de abastecimento de agua, deixando as populações a viver em condições complicadas (para nao dizer pior), ainda nao contentes tudo o que não é Israelita passa a ser criminoso a palavra "Inocente(s)", "Cidadão(s)" e outras no genero sao completamente apagadas do dicionario, logo temos ainda mais umas centenas de mortos e uma população inteira a viver no completo TERROR (ainda falta referir que atacaram o escritorio onde supostamente se encontrava o primeiro ministro Palestiniano).
Há que lembrar que Israel está a combater em duas frentes ao mesmo tempo, a Sul com a Palestina, e a Norte com o Libano.
Depois desta breve descrição dos factos, e não se pense que apenas Israel faz uma guerra sozinho existem sempre dois lados da mesma historia, neste caso talvez 3.
Mas adiantando, temos então a reposta internacional.........Hummmmm........Ahhh sim foi qualquer coisa do genero "Vá meninos vamos la ficar menos agressivos e vamos tentar outro meio para resolver o problema", quando ainda há não muito tempo quando um Ministro foi raptado no Egipto accionaram-se todos os meios possiveis para o encontrar, isto deve-se possivelmente a uma unica coisa, quem manda nestas coisas das guerras são os EUA, como não poderia deixar de ser, e os EUA já fizeram entender que para além de não condenar os actos de violencia ainda toma parte de uma das facções (não fosse isso dar-lhe cabo do negocio das armas, visto que nestas coisas quem fica sempre a ganhar é quem as vende e os EUA como maior produtor de armas do mundo, e como os rapazotes andam a necessitar de fazer mais dinheiro, tudo se resolve com conflito).
Cada vez mais tenho a noção de que a politica não é para todos, infelizmente os palhaços que estão à frente destas nações poderosas, têm na sua maioria mentalidades muito retorcidas e pobres, e vêm no conflito armado a melhor maneira de resolverem os eventuais problemas, quando a imaginação não dá para mais, as coisas acontecem desta forma (pobrezitos dos EUA que nem invadiram um país acusado de nada, visto que ja foi à 2 ou 3 anos e até agora ainda não há sinal das tão anunciadas armas nucleares ou camiões laboratorio....Ver filmes a mais e não saber diferenciar a realidade da ficção é no que dá, para alem disso os americanos parece que andam a tentar corrigir os supostos erros do passado, visto que foram eles que puseram o Sadham no poder, e agora tiraram-no treinaram o Bin Laden e ele deu-lhes um coiçe valente e mais haverá, e infelizmente mais haverão ao que parece e a continuar assim).

Moral da historia:
Pensem bem antes de votar e quando votarem pensem que a pessoa que estão a eleger la ficara por +/- 4 anos (visto que em Portugal isso parece ser complicado)
Pensem nos erros que cada governo faz e se possivel tentem fazer para se lembrarem deles quando forem votar, porque se eles prometeram "X" e deram "Y", digamos que é um erro relativamente grave agora se prometeram "X" e fizeram " " ou talvez pior, isso sim é realmente grave, no entanto se não gostarem de nenhum votem, mas em branco, não se abstenham, votar antes de um direito é um dever individual. Pensem nisto

No comments: